quinta-feira, 14 de abril de 2011

[ Plantas Ornamentais ] Helicônias


As helicônias são conhecidas por suas cores vibrantes e particulares, é um vegetal da família Heliconiaceae e apresenta em média 200 espécies, seu centro de origem é a região noroeste da América do Sul.
O nome do gênero foi estabelecido por Lineu, em 1771, numa referência ao Monte Helicon, situado na região da Beócia, na Grécia, local onde, segundo a mitologia, residiam Apolo e suas Musas.


Na natureza, se desenvolvem entre a vegetação mais densa, podem se desenvolver em meia-sombra ou até mesmo a pleno sol, o ambiente pode ser úmido ou não( desde que haja irrigação ), seu desenvolvimento abrange uma grande gama de tipos de solos, sende preferencialmente argilo-arenosos; isso mostra a grande adaptabilidade deste vegetal.

São plantas herbáceas, rizomaticas, podem apresentar de 40cm até 12metros de altura dependendo da espécie.


Florescimento: Depende de cada espécie, porém é observado grande florescimento no verão, devido a grande luminosidade e presença de água.

Propagação: Sementes ou divisão de rizomas. Graças a seu marketing visual de intensa coloração de sua inflorescência, atrai polinizadores, que permitem a produção de sementes viaveis.
Quando optar por sementes, utilizar sementes maduras, dentro de cada fruto é possivel encontrar até 3 sementes envolvidas pelo endocarpo ( algumas vezes ), semear em ambiente úmido e ensolarado.
A germinação ocorre até 140 dias após o plantio, porém depende de cada espécie.
Existe uma técnica na qual consiste em colocar susbstrato umidecido em um saco plástico junto com as sementes, e colocar em ambientes quentes e sombreados até a germinação, com isso você controla a úmidade ideal dentro da sacola.


Quando for propagar por rizomas, utilizar rizomas de 10 a 15 cm de comprimento com 2 a 5 pseudocaules( cortar a 30 cm de comprimento ) colocar o rizoma em um saco escuro com um papel molhado dentro da embalagem e fechar, colocar em sombra manter por 2 semanas até começar a expanção radicular, após este processo pode-se inicar o plantio.


Espaçamento:
Espécies de menor porte com inflorescência ereta devem ser plantadas a 30 cm entre plantas.
Para espécies com porte de até 2 metros de altura, recomenda-se o espaçamento de 0,8 metros entre plantas. Para ambas espécies é recomendado o cultivo em canteiros distanciados a 1,5 metros.

Utilizar cobertura morta ( restos vegetais ) na superfície do solo para evitar a evapotranspiração do solo, evitar a perda de água.
Quando cultivadas a pleno sol, irrigar frequentemente sem encharcar o solo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário