quinta-feira, 14 de abril de 2011

Tomate Cereja



O tomate cereja é muito saboroso e adocicado devido ao maior graus brix, que pode chegar de 9 a 12, enquanto os tomates tradicionais apresentam em média 5.
Cultivo:
O cultivo do tomate cereja é relativamente fácil, semelhante ao dos tomates tradicionais. Planta-se as sementes em bandejas-sementeiras, ou em vasos pequenos. Depois de 30 dias em média, as mudas são transferidas para o local definitivo, onde é feito o estaqueamento. A época de plantio vai de agosto a dezembro no sul do Brasil ou durante todo o ano nas regiões quentes. O amadurecimento começa a ocorrer cerca de três meses após o plantio definitivo. A colheita pode ser realizada diariamente durante até seis meses, desde que a planta não seja atingida por doenças nem pelo frio.
 Produtividade: 
Pode produzir 60 toneladas por hectares em boas condições e com irrigação. Em estufas, a produção é bem maior, pode-se chegar ao dobro em relação a campo aberto.
Adubação:
Devido o tomate ser muito suscetível ao ataque de pragas e doenças por natureza, a adubação é de extrema importância, pois fornecendo os nutrientes adequados, teremos uma planta mais resistente, vigorosa e produtiva. O tomate necessita de uma grande quantidade de Cálcio para sua formação, a falta deste elemento resulta no chamado ''fundo preto do tomateiro''  aonde o fruto fica deformado e perde comercialização. Podemos utilizar o Nitrato de Cálcio, que além de apresentar Cálcio, apresenta também o Nitrogênio.
Adubação esperada para produção de 40 a 60 toneladas por ha:

 Fertilizantes que podemos diluir na água para adubação:
K = Nitrato de Potássio e Sulfato de Potássio.
P = MAP purificado e MKP (Mono Potássio Fosfato).
Ca = Nitrato de Cálcio.
MgO = Nitrato de Magnésio e Sulfato de Magnésio.
N = já disponivel no Nitrado de Potássio, de Magnésio e Cálcio.
Irrigação:
A irrigação é de grande importância. A irrigação mais indicada para áreas comerciais é a por gotejamento localizada, pois a mesma é a que apresenta melhor eficiência e permite a fertirrigação, aonde os nutrientes são diluidos na água e aplicados na irrigação, com isso você pode aplicar parceladamento os nutrientes, assim aproveitando melhor os mesmo e evitando perdas por lixiviação, volatização, etc.
A utilização do Mulching é de grande aproveitamento, pois permite o armazenamento de água no solo e evita a germinação de plantas daninhas.
Sugiro ler mais sobre o Mulching, clique aqui.

Tutoramento: 



Vaso: Utilizar vasos de no mínimo 30cm de altura e 20cm de diâmetro.
Solo: O solo deve ser fértil com Ph em torno de 6,5, rico em matéria orgânica, pode-se utilizar uma mistura de humus com terra vegetal mais areia, o importante é que se plantado em vaso, utilizar pedregulhos ou argila expandida no fundo para melhorar a drenagem da água.
É recomendado utilizar herbicidas pré-emergentes no solo utilizado antes do plântio, a fim de evitar plantas daninhas.

Fonte da imagem: ISLA Sementes




Nenhum comentário:

Postar um comentário