quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cuidando melhor do gramado

As gramas em geral, da família Poaceae, são plantas que apresentam rápido crescimento em boas condições climáticas, ou seja quando há bastante incidência solar a fotossíntese é intensificada, porém necessita de água disponivel no solo para que produza maiz energia.

Podemos dizer que, para as gramas:
Sol+água+Nutrientes disponíveis no solo = rápido crescimento, e condições como esta, é normalmente encontrada no verão.

Plantas daninhas no meio do gramado:
As gramas em geral, são monocotiledoneas, veja a foto a seguir, a figura '' A '' mostra uma mono(um)cotiledonea, e a figura '' B '' mostra uma di(2)cotiledonea.
Existe hoje, herbicidas seletivos, ou seja, matam apenas um tipo de planta ( Mono ou Dicotiledônea ou uma espécie específica ), normalmente em gramados, aparecem dicotiledôneas, para isso é recomendado utilizar herbicida específico para Dicotiledôneas, pois não afetarão sua grama.

Vale lembrar que o melhor controle, é o preventivo, quando o gramado é bem cuidado e adubado ele cria uma proteção fisíca naquele local, impedindo que espécies invasoras se desenvolva em seu local.

Terra vegetal: É melhor evitar aplicar terra vegetal no gramado, pois a maioria apresenta alta população de sementes de plantas daninhas, ao menos que a terra vegetal é de confiança no mercado.

Adubação: É recomendado aplicar humus de minhoca, pois este não apresenta aparentemente sementes de plantas daninhas em seu volume, além de proporcionar ao solo maior retenção de água e melhor armazenamento de nutrientes.
Pode-se utilizar adubos químicos ricos em Nitrgênio como o N-P-K ( 20-10-10 )
Vale lembrar que para a planta retirar os nutrientes do solo, o mesmo deve estar em um Ph próximo bom, entre 6 e 6,7, pois só assim a liberação de nutrientes para planta é intensificada. Para regular o Ph de seu gramado, é necessário aplicar calcário, para isso leia o tópico: Calcário.

Irrigação:
Irrigar constantemente, irrigar com mais intensidade quando o sol estiver mais forte, evitar manter o solo seco, pois a grama chega a um ponto de murcha que é irreversivel após um grande estresse hídrico. Irrigar sempre pela manhã e no final da tarde a fim de evitar a evaporação da água.

Pragas: 
Quanto as pragas, existe uma gama muito grande de pragas, por isso recomendo aplicar inseticidas naturais, pois se trata de jardins residênciais e muitas vezes as pessoas possuem animais no local.
Para mais informações sobre inseticidas naturais leia este tópico: Inseticidas naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário