quinta-feira, 14 de abril de 2011

[Jardins] Jardim Desértico


Primeiramente, feliz ano novo para todos os leitores do blog, e para começar o ano vamos falar um pouco sobre o Jardim Desértico.

Trata-se de um jardim que apresenta muitas vantagens para principiantes ou  quem não possue muito tempo disponivel para se dedicar a manutenção do jardim; muitos acham o jardim desértico um jardim morto, opaco porém isto pode ser desmentido principalmente para os amantes de plantas, pois neste caso, trata-se de plantas extremamentes adaptadas a condições ambientais extremas, aonde poucas plantas sobrevivem, por isso recebe toda esta credibilidade.

As vantagens são muitas, como: não precisa regar frequentemente, pois trata-se de plantas que possuem alta reserva de água em seu interior, não requer intensa adubação, pois são plantas rústicas, bem adaptadas, não é preciso poda. É bom lembrar que é necessário um bom sistema de drenagem de água aonde as plantas forem adaptadas, pois as mesmas não toleram encharcamento, podendo-se misturar cascalhos parecidos com o do ambiente natural ao solo.


Neste jardim em particular, recomenda-se evitar plantas folhosas como as do jardim tropical, pois se implantadas juntamento com os cactos e afins, tiram a originalidade do jardim.


Exemplos de plantas para utilização neste jardim:
Lamiáceas (alecrim, lavanda)
Asclepiadáceas (estapélia) 
Asphodelácea (bulbine, lírio-tocha)
Agaváceas (agave, agave-dragão, piteira-do-caribe, iucas)
Crassuláceas (babosa, rosa-de-pedra, calanchoê, calanchoê-fantasma)
Aizoáceas (Rosinha-de-sol, Litops, Cacto-argarida)
Bromeliáceas (de folhagem estreita, acinzentada e espinhenta)
Euphorbiáceas (cacto)
Cactáceas (cadeira-de-sogra, urumbeta, coroa-de-frade, orelha-de-coelho)   


Tipos:

Informal: Neste jardim em particular, apresenta poucos objetos e segue linhas orgânicas.
Conteporâneos: Apresentam mais objetos, acessórios como vasos, artesanatos, e o que sua imaginação permitir.
Temático: Este tipo, é relacionado com uma localidade específica, como o nome diz, simboliza um tema, e pode ser o qual você escolher, exemplo: Cerrado Brasileiro, Desértico Africano, Mexicano, etc.

O jardim Desértico apresenta normalmente, crescimento lento, e aprecia bastante sol, se implantado em regiões com bastante pluviosidade, moldalo de forma que apresente maior drenagem de água.

Exemplos:

   


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário