domingo, 1 de maio de 2011

Como Cuidar de Plantas?

Cuidando de Plantas em vaso: 





Você chegou até aqui, e está com muitas dúvidas sobre como manter sua planta saudável e bonita, então calma, não é tão complicado quanto parece, vale lembrar que sempre cometeremos erros, e isso é normal, quem se diz o melhor cultivador, que sabe de tudo, desconfie. Pois o segredo das plantas a serem cultivadas, é que você precisa imitar seu habitat natural, e para isso são vários fatores a serem estudados e aplicados e sempre esquecemos de algum, mas não tem problema, com o tempo você vai aprendendo e melhorando suas técnicas de cultivo, este é o segredo, não desista e continui cultivando, pois é sempre bom depois de um dia cansativo você ir relaxar na sua plantação, e funciona!

Escolha da planta: 
Existem várias espécies de plantas, que podem ser cultivadas em vasos e cada uma apresenta suas características, por exemplo, existem plantas lenhosas que apresentam grande porte quando adultas e plantas que apresentam menor porte, existem plantas que vivem sua vida no periodo de um ano(anuais) e aquelas que são perenes(tempo de vida maior), então primeiramente você deve pesquisar as características particulares das plantas a serem cultivadas, como:

  • Temperatura ideal
  • Fotoperiodo ( Tempo de luz ideal por dia )
  • Luminosidade ( Se a planta é de sombra, meia sombra ou sol direto )
  • Tipo de solo a ser cultivada ( arenoso, argiloso, rico em matéria orgânica(humus por exemplo), etc
  • Nutrientes requeridos ( Por exemplo: o tomateiro precisa de Cálcio para formação de seus frutos, a falta do mesmo pode acarretar na deformação do tomate produzido).
  • Para saber as características das plantas, pesquise aqui no blog ou no google, você encontrará facilmente.
Escolha do vaso: 
 Depois de escolher  a planta a ser cultivada, devemos escolher o vaso, para isso temos de saber o tamanho da raiz, para isso podemos observar o tamanho da raiz, é comum levar em conta que o tamanho da raiz é proporcional ao tamanho da planta, ou seja se uma planta apresenta 10cm de altura, sua raiz em média apresenta 10cm de comprimento, claro que não em todos os casos, mas levando isso em conta, nos ajuda a escolher um vaso proporcional a planta.
O vaso de cerâmica é melhor para a planta em relação ao de plástico ou cimentos, pois permite uma melhor aeração das raizes, imitando o habitat natural, mas quando este não está disponível, podemos utilizar o de plástico que é mais barato ou de cimento.
Caso for utilizar o vaso de cerâmica, sugiro ler outro tópico somente dele: Vasos de cerâmica.

Caso você optou por vasos de plástico, utilize sempre vasos da coloração preta, pois vasos de coloração clara, permitem que a luz penetre no interior do vaso, impedindo o crescimento das raizes.

Preparando o vaso: 
Na mistura a ser feita, é comum utilizarmos 1/3 de areia de rio (a areia de mar não deve ser empregada devido à presença de sal), 1/3 de terra comum e  1/3 de material orgânico (húmus, esterco curtido), do qual as plantas vão retirar os nutrientes que precisam.
Claro que se você não conseguir todos os ingredientes, faça do seu jeito, teste diferentes misturas, não tenha medo, assim você vai se familiarizando.
  • Furar o vaso no fundo e dos lados, para permitir que a água escoe, o oxigênio entre no vaso e para não criar uma pressão no vaso, se caso não furar, a água acumula no fundo do vaso e favorece o apodrecimento das raizes.
  • No fundo do vaso depois de furado, acrescentar uma camada de pedregulhos( aqueles de construção ) ou argila expandida, para facilitar a drenagem da água.
  • Acrescentar a mistura da terra por cima dos pedregulhos.
  • Regar antes de plantar, para a terra ''afofar''.
  • Abrir o burado do tamanho da muda a ser plantada.
  • Na hora de plantar a muda, evitar de quebrar o torrão de terra quem vem junto com a muda, se caso isto acontecer, suas raizes quebrarão e certamente ela morrerá.
  • Após plantar, colocar o vaso com a planta em um local de meia sombra, sem sol direto, isso por uns 2 dias, até a planta dar pegamento, enraizar no novo substrato.
  • Coloque se possível, pedregulhos da coloração branca na superfície do solo, assim você evita que a água no interior do solo evapore rápidamente e evita o superaquecimento do vaso, pois a coloração branca reflete a luz do sol com maior eficiência. Caso não tenha pedregulhos da cor branca, utilize qualquer um, ou restos vegetais. Leia mais: Mulching.


 Água: 
É comum as plantas morrerem por excesso de água, por isso, regar sempre e sem exagerar, quando apresenta excesso de água, o solo fica sem oxigênio e as raizes apodrecem, e além disto, a presença de água em excesso favorece o desenvolvimento de fungos.
Para saber se é preciso regar, observe os seguintes pontos:
  1. Coloque o dedo na superficíe do vaso, afunde o dedo levemente, se perceber que o solo está duro e seco, é melhor regar.
  2. É melhor irrigar as plantas pela manhã, pois assim ela absorve com mais facilidade a água.
  3. Durante o inverno, diminuir a frequência de rega, pois as plantas entram em repouso ( a maioria das espécies ), e diminuem seu metabolismo.
  4. É sempre bom. quando chove, você deixar sua planta na chuva por um periodo, pois a água da chuva, fornece nitrogênio as plantas, e sempre depois de uma boa chuva você observa uma melhor aparência da planta( cuidado com ventos fortes, e chuva em excesso, colocar pedregulhos no vaso para evitar que a terra do vaso seja erodida para fora).
Luz: 
É a luz quem ''fabrica'' os alimentos das plantas, porém você deve estar atento ao tipo de luminosidade que sua planta precisa, como disso, existem plantas de meia-sombra, estas podem ser cultivadas em varandas, inteirores, sem que o sol atinja ela diretamente. Existem as plantas que preferem o sol direto, estas podem ser cultivadas em local aberto, por isso pesquise o hábito de sua planta. 

Adubos: 
As plantas em geral, absorvem em maior quantidade o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio ( Macronutrientes ), porém em cada fase da planta ela absorve cada nutriente com melhor eficiência e isto varia muito de planta para planta.É comum após o plântio adicionarmos adubos ricos em fósforo como o ( 4-14-08, formulação comercial ), pois na fase inicial de formação de vasos condutores das plantas e produção de ATP, a planta utilizar este nutriente com maior eficiência.
Convido você a ler uma página somente sobre adubos: Adubos

É sempre bom realizar a adubação em solo úmido pois estimula a absorção das raizes e lixivia os nutrientes até a raiz.

Lembrando que é preciso estudar a necessidade de cada planta em relação a adubação, uma pesquisa simples no google, lhe fornece muitas pistas da quantidade de adubo a ser utilizado.
E como dica, é sempre melhor adubar para menos do que para mais, pois uma vez adubado em excesso, a planta morre rapidamente.

Para saber se sua planta está com deficiência de nutrientes, leia esta postagem feita só para este assunto: Deficiência de nutrientes nas plantas, sintomas. 

Sempre dar um espaço de no minímo 15 dias entre duas adubações, para evitar que acumule nutrientes no solo e cause toxidez a planta. 

Poda: 
A pode têm como objetivo melhorar a saúde da planta, para isso devemos retirar galhos e folhas secos, doentes e defeituosos, após isso, é recomendado passar no local de corte, uma solução que evite a entrada de fungos, pragas na planta, o gel de babosa pode ser utilizado, a própria saliva humana também, em pequenos cortes, pois assim criam uma barreira a entrada de patógenos na sua planta.  
Vale lembrar que o corte deve ser feito em um ângulo de 45graus ( bisel ), pois assim evita o acumulo de água na superfície do corte.
 Convido você a ler a postagem sobre podas: A hora certa de podar

Qualquer dúvida: Contato e sugestões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário