sexta-feira, 13 de maio de 2011

Nematóides, o que são?

Nematóides são normalmente seres bem pequenos e podem ser encontrados no solo. Medem cerca de 0,5mm de comprimento ( Pode variar ), e apresentam locomoção bem lenta no solo, porém quando ocorre erosão, os mesmos são translocados a longas distâncias.
Ele pode se alimentar de restos de outros animais ou plantas, sendo chamados de saprófitas, podem também ser parasitas de animais ou plantas.

Estes seres, atacam as raízes das plantas, perfuram a parede celular dos tecidos da raiz, e posteriormente se alimentam dos nutrientes da planta. Com isso os nutrientes que seriam destinados a produção de novos tecidos vegetais para a planta, são impedidos por tal praga, resultando em um menor crescimento do vegetal, as folhas e raízes necrosam, pois não são supridas com os nutrientes, as folhas apresentam coloração anormal depois de certo tempo de ataque.

Controle:
  • Aeração do solo ( revolvimento do solo ), assim os raios solares matam as pragas.
  • Utilizar substrato de qualidade ( Pode vir nematóides em substratos para vaso por exemplo ).
  • Em grandes áreas, fazer a rotação de cultura  ( mais de 3 culturas por área ), utilizar cultivares resistentes.
Produtos com ação nematicida, como os dos grupos químicos dos carbamatos e organofosforados, podem ser eficazes no controle de nematóides em áreas pesadamente infestadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário