Vale lembrar que o controle deve ser feito quando há danos ao vegetal, pois uma população muito pequena de lagartas, não é necessário que ocorra o controle, pois os inimigos naturais se encarregam disto.
Existe hoje um inseticida a base de Bacillus thuringiensis, que nada mais é do que uma bactéria entomopatogênica que ao ser ingerido pela lagarta, destrói seu aparelho triturador e ocasionando a morte da mesma.
Este inseticida possui baixo nivel toxicológico por ser um produto natural e é facilmente encontrado em lojas de jardinagem e floriculturas, apenas indique no momento da compra que você deseja um inseticida natural de Bacillus.
Após comprar o produto, pulverizar as folhas ao entardecer a cada 15 dias. A dosagem deverá ser a indicada pelo fabricante, mas normalmente é 10ML de produto para cada litro de água. Você deverá misturar o inseticida juntamente com a água no pulverizador ou em uma garrafa caso não tenha pulverizador e aplicar imediatamente sobre as folhas.
De preferência, aplicar nas horas na qual a úmidade relativa do ar esteje alta, ou seja, de manhãzinha ou no final da tarde, a fim de evitar que o produto evapore e perca sua eficiência desejada.
As folhas serão consumidas pelas lagartas e após 24 ou 48 horas, as mesmas morrerão devido as toxinas da bactéria.
Plantas repelentes:
O uso de plantas repelentes, como a arruda, pode ajudar na eficiência do controle, pois espanta a lagarta. Sabendo disso, seria interessante espalhar pelo local várias mudas.
Inseticidas Naturais:
Calda de Angico:
Ingredientes:
100 g de folhas de angico
1 litro de água
100 g de folhas de angico
1 litro de água
Modo de fazer:
Coloque as folhas de angico de molho na água por cerca de 10 dias, misturando diariamente. Coe o chá e guarde em uma garrafa tampada. Quando for utilizar em pulverizações, dilua uma parte do extrato em 10 partes de água.
Coloque as folhas de angico de molho na água por cerca de 10 dias, misturando diariamente. Coe o chá e guarde em uma garrafa tampada. Quando for utilizar em pulverizações, dilua uma parte do extrato em 10 partes de água.
Pimenta ( Capsicum annum )
Vermelha ou Malagueta
Combate eficiente: pulgões, vaquinhas, grilos e lagartas.( colher 12 dias depois para evitar odores no vegetal)
a) 50gramas de fumo de rolo picado + 1 punhado de pimentas + 1 litro de álcool + 250 gramas de sabão em pó.
Dentro de 1 litro de álcool coloque o fumo e a pimenta, deixando curtir durante 7 dias.
Para utilizar essa solução, dilua o conteúdo em 10 litros de água contendo 250gramas de sabão em pó dissolvidos ou então detergente, de modo que o inseto grude nas folhas e nos frutos.
b) 500 gramas de pimenta vermelha + 4 litros de água + 5 colheres( de sopa) de sabão de coco em pó. Bater as pimentas em um liquidificador com 2 litros de água até a maceração total. Descançar por 12-24 horas; coar o preparo e misturar com 5 colheres( de sopa ) de sabão de coco em pó, acrescentando então os 2 litros de água restante. Agora é só pulverizar sobres as plantas atacadas.
c) Bater 1kg de pimenta com um pouco de água no liquidificador por 6 minutos e deixar descansar por 24 horas, coar e completar o volume de 5 litros com água e guardar em vasilhame escuro e vedado.
Cravo de defunto:
Combate: pulgões, ácaros, lagartas.
Misturar 1kg de folhas de talos de cravo-de-defunto em 10 litros de água, levar ao fogo até ferver durante meia hora, ou deixar de molho por 2 dias.
Coar o caldo obtido e pulverizar as plantas atacadas.
Fumo:
Controle de : lesmas, caracóis, lagartas cortadeiras, pulgões, cochonilhar, grilos, vaquinha, etc.
15 a 20cm de fumo de corda e água; coloque o fumo de corda e deixe de molho por 24 horas, com água suficiente para cobrir o tapoer.
Para cada litro de água, use 5 colheres(de sopa) dessa mistura, usando no mesmo dia.
Receita 2: 1 pedaço de fumo de corda ( 10-15cm), 0,5litros de álcool, 0,5 litros de água e 100 gramas de sabão em barra. Cortar o fumo em pequenos pedaços e juntar a água e o álcool. Misturar em um recipiente e deixar curtir por 2 dias. Após este periodo dissolva o sabão em 10 litros de água e junte com a mistura já curtida de fumo e álcool.( periodo de carência: 3 dias ).
Nenhum comentário:
Postar um comentário