terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Crise de alimento e combustivel diante o crescimento populacional - ONU

Segundo um relatório da ONU, publicado recentemente, o tempo para que o mundo garanta água, energia e comida suficientes para uma população que se apresenta em rápido crescimento, está se esgotando.
O fato é que 3 bilhões de pessoas estão com grandes chances de cairem abaixo da linha da pobreza, baseado nos eventos atuais.

O estudo levou em conta que em 2050 a população será de 9 bilhões de pessoas, e que haverá mais 3 bilhões de consumidores de classe média nos próximos 20 anos, com isso a demanda por recursos aumentará exponencialmente.

O estudo chegou a conclusão que em 2030, o mundo necessitará de pelo menos 50% mais alimentos, 45% mais energia e 30% mais água.
Com isso, podemos observar que os modelos atuais não são sustentáveis a longo prazo, e que se depender da vontate política com ações homeopáticas, a solução não é eficiente, pois é um periodo de tempo relativamente curto para mudanças tão pequenas.

Segundo o estudo, para alcançar um patamar de sustentabilidade, é necessária uma transformação da economia mundial. Modificações marginais não resolverão o problema. 

2 comentários: