quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coqueiro - Cocus nucífera L.

div class="separator" style="clear: both; text-align: center;">


A cultura do coqueiro (Cocos nucífera L.) é cultivada em aproximadamente 90 países , sendo típica de clima tropical. Tem origem no Sudeste Asiático. Os maiores produtores mundiais são: Filipinas, Indonésia e Índia. No Brasil a cultura do coqueiro, variedade gigante, chegou possivelmente, na colonização portuguesa em 1553,  oriunda da ilha de Cabo Verde, que por sua vez, foram originadas de plantações Indianas, introduzidas na África.  O coqueiro, variedade anã, foi introduzido no Brasil pelos Doutores: Artur Neiva e Miguel Calmon, quando retornavam de uma viagem ao Oriente em 1921, estimulados pela precocidade na produção e facilidade de colheita dos frutos. 

Dentre os usos do coqueiro destacam-se segundo o órgão: raízes: fabricação de balaios; caule: lenho de indivíduos idosos para marcenaria e ornamentação, esteios, pisos de pontes, jangada mourões, palmito (broto terminal comestível); folha: como forragem (folhas novas), matéria para balaios, esteiras, peneiras, chapéus; fruto: fibras para cordas, tapetes, escovas, amêndoa para copra, para alimentos, para sabões, óleos, farinhas, leite de coco e água de coco. Em alguns países bebe-se a seiva da inflorescencia (toddy).

-Sistema radicular: Fasciculado, muito ramificado e numeroso.
-Caule: Estipe, Cilíndrico e não ramificado.
-Folha: penada, de grande porte, peciolo largo.
-Inflorescência:Paniculas com flores unixessuais protegida por espatas.
-Fruto: Drupa arredondada.

Exigências:
Por ser uma planta de clima tropical, o coqueiro é muito exigente em temperatura, sendo que a ideal gira em torno de 27 °C para que possa manifestar seu potencial produtivo. Temperaturas inferiores a 15 °C leva a uma paralisação do crescimento da planta e abortamento de flores e com isto comprometendo a produção.
 Em termos de radiação, o coqueiro desenvolve-se melhor sob condições de luminosidade acima de 2.000 horas de luz/ano.
 Água:
Quanto a precipitação pluviométrica, a ideal gira em torno de 1600 mm anuais, bem distribuídos, visto que a planta produz durante todo o ano.
Em relação a ocorrências de ventos de grande velocidade pode acarretar o tombamento e/ou quebramento de plantas.
Umidade relativa do ar para o coqueiro exige saturação do ar igual ou superior a 80% sem ultrapassar 90% as mínimas mensais não devem cair abaixo de 60%.
 Solo:
O ideal é que o coqueiro seja cultivado em solos profundos, bem drenado, de textura média e se possível de boa fertilidade, de forma que possibilite um bom desenvolvimento do sistema radicular, visto que a planta não tolera condições de anaerobiose. Sendo que o pH ideal situa-se entre 6 e 6,5. 
Variedades: 
Dentre as variedades destacam-se a Gigante, híbridos e a Anã, sendo que a Anã apresenta três sub-variedades: Anã-Verde, Anã-amarela, Anã-Vermelha. 


Semeadura:

A semeadura deve ser feita pela semente do coqueiro( o coco ).
  
 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário