quarta-feira, 13 de abril de 2011

[Medicinais] Alecrim - Rosmarinus officinalis



É um arbusto de origem Mediterrânica presente em solos férteis, porém tolera solos mais pobres desde que haja irrigação nescessária; o nome cientifico ''Rosmarinus'' significa em latim orvalho do mar(nome dado pelos Romanos).
Pode alcançar 1,5 mestros de altura em boas condições de cultivo, é um arbusto verde de hastes lenhosas, a parte inferior das folhas são mais acizentadas e a superior esverdeadas, floresce o ano todo praticamente, uma caracteristica marcante é o aroma bem forte.


Cultivo:
É considerada uma planta tolerante a pragas, por isso pode ser utilizada por iniciantes, quando for cultivado em vasos, manter sempre a uma altura limite( aparar sempre que possivel ).
Propagação:
Pode se obter uma muda de Alecrim, cortando um ramo de 10-15cm(estaquia) de uma planta ja existente, tirar algumas folhas da parte inferior e plantar diretamente no solo, sempre mantendo uma úmidade alta até que ele se enraize(irrigação frequente). 
Utilização Medicinal:
Cicatrizante natural, usado contra depressão, contra gases intestinais,reumatismo, combate febres intermitentes,contra tosse, ajuda na digestão, relaxante muscular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário