terça-feira, 12 de abril de 2011

Nitrogênio



É o mais caro entre os N-P-K, pois sua produção é muito restrita, por exemplo, para produzir 1kg de N se utiliza 16.800Kcal, 1kg de P(fósforo) precisa de 3040Kcal.

O nitrogênio é um dos principais elementos necessários para as plantas. Ele entra na composição de todas as proteínas simples e compostas que constituem a principal parte componente do citoplasma das células vegetais entra na composição dos ácidos nucléicos (ribonucléicos e desoxirribonucléicos), que têm papel exclusivo no metabolismo do organismo. O nitrogênio está presente na clorofila, nos fosfatídeos, nos alcalóides, nas enzimas e em muitas outras substâncias orgânicas das células vegetais.

Produção de Amônia - NH3
O N2 e o H são submetidos a uma coluna de alta pressão, gerando o NH3.

Classificação dos Fertilizantes Nitrogenados

1) Amoniacal: NH4 NH3
- sulfato de amônio, amônia anidra(nh3),DAP,MAP
2) Nitricos: Nitrato de Potássio(KNO3), Nitrato de Cálcio Ca(NO3)2 e Nitrato de sódio (NaNo3)
3) Nitroamoniacais: Nitrato de amônio- NH4NO3 e Nitrocálcio- NH4No3CaCO3MgCO3
4) Fertilizantes Orgânicos: Uréia(NH2) e CO(NH2)2; Compostos e Estercos ( radical NH2 ).

Vale lembrar que o Nitrogênio é altamente Lixiviado e Volatizado por isso é necessário alguns cuidados na hora de aplicar, como por exemplo:

-Aplicar em solo úmido( pós irrigação, chuva ).
-Colocar o Nitrogênio a 5cm no solo para evitar perder o mesmo para atmosfera.      
- Evitar aplicar na semeadura pois a semente possue suas reservas e até começar a utilizar o Nitrogênio, o mesmo seria perdido neste intervalo de tempo.
- Utilizar 35% no plantio e o restante em cobertura( 2 a 5 vezes) parcelar a aplicação, isto vai depender de vários fatores, como: fisiologia da planta, condições climaticas( quanto mais chuva mais parcelamento), tipo de solo( quanto mais arenoso, maior será o parcelamento de aplicação), ciclo da cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário