quinta-feira, 14 de abril de 2011
[Plantas Daninhas] Brachiaria decumbens - capim braquiária
Conhecida também como braquiária, capim-braquiária, a Brachiaria decumbens é uma planta perene que apresenta touceiras, é ereta, de 30-110cm de altura, suas folhas apresentam de 10-20cm de comprimento.
É muito encontrada em várias localidades brasileiras.
Sua propagação é por sementes, rizomas e estolões.
Controle:
Pode-se utilizar o Mulching como alternativa.
Para evitar a braquiária, recomenda-se a regulação do Ph do solo, pois plantas como estas apresentam a característica de se desenvolverem em solos ácidos.
recomendo ler: Calcário.
Químico:
Diuron ( antes da emergência da planta daninha )
Diuron+Paraquat ( após a emergência da planta até seu último estadio ) ( Gramocil ).
Glyphosate ( Pós emergência inicial - até o perfilhamento ). ( Roundup, Trop ).
Marcadores:
Plantas Daninhas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Planta daninha? depende do ponto de vista... aqui é bem útil para a alimentação dos coelhos, até é ótima pois é resistente à estiagem, mesmo com pouca chuva ela fica verde e os coelhos comem, enquanto outros capins ficam semi-secos, escuros e os coelhos rejeitam.
ResponderExcluirCara Lilia Diana, a brachiaria ou qualquer outro ser vegetal se torna uma planta-daninha a partir do momento em que ela se desenvolve em local indesejado, atrapalhando outras culturas ou até mesmo quando aumenta sua infestação sem algum manejo inserido.
ExcluirBoa Letícia
ExcluirDiversos pássaros (coleirinho, papa-capim, bico-de-lacre, entre outros)se alimentam destas sementes. Pardce ser bem útil!
ResponderExcluir