quinta-feira, 14 de abril de 2011

[Pragas e Doenças] Ferrugem


São várias as espécies de fungos que causam a ferrugem, que como visto na foto acima apresenta lesões de cor vermelho-alaranjado, em algumas espécies pode ser branca, e apresenta vários formatos que vão desde arredondado a oblongo.
Normalmente apresentam uma massa pulverulenta saliente que vai se disseminando ao longo da planta(folhas, caules, flores, colmos).
Esta parte saliente dos sinais da doença nada mais é que os esporos em suas estruturas de disseminação.

Alguns patógenos causadores da ferrugem:
Puccinia graminis, Puccinia melanocephala, Puccinea polysora,Puccinia recondita, Puccinia sorghi, Sphenospora kevorkianii, Tranzschelia discolor, Uredo behnickiana, Hemileia vastatrix, Puccinia horiana, Phakopsora pachyrhizi, Physopella zea, Puccinia coronata, Puccinia cymbopogonis.

Por se tratar de Fungos, a ferrugem se desenvolve em regiões aonde apresenta alta umidade relativa, de temperaturas váriaveis, aonde ocorre um grande molhamento da planta, pois assim seus esperos(estruturas de reprodução) possam ser levados pela água e implantados em outras plantas.

Controle:
O melhor controle é o preventivo, então recomenda-se pulverizações preventivas nos mêses aonde apresenta alta pluviosidade( muita chuva ), produtos a base de cobre são geralmente eficiêntes no controle de fungos.
O uso de Calda Bordalesa pode ser uma boa dica para pequenos jardins.
segue a receita:

3 colheres de sulfato de cobre
3colheres de cal virgem
5 litros de água

Coloque o sulfato de cobre em um pano e amarre sua ponta, coloque o mesmo na parte superior do balde  com 8 litros de água a fim do cobre dissolver.
Com o cal, coloque o mesmo em uma panela e acrescentar lentamente 2 litros de água e mexa lentamente até homogenizar.
Espere 1 dia para poder misturar as 2 soluções.
Para saber se está com o PH ideal, é só mergulhar uma lâmina de ferro na solução, se a mesma enferrujar em alguns minutos, é recomendado adicionar mais leite de cal.

Feita a mistura é só aplicar nas horas com menor incidência solar e temperatura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário