terça-feira, 4 de outubro de 2011

Limão Cravo - Citrus limonia Osbeck



Nome científico: Citrus limonia Osbeck
 Nome internacional: Rangpur lime
 Outros nomes: limão Rosa, limão Cavalo, limão Francês, limão vinagre
 Origem: China


Os limoeiros chegam a 6 metros de altura em média, dependendo das condições de cultivo, são muito ramificados, de caule e ramos castanho-claros, apresentam espinhos longos e pontiagudos, com copa aberta e arredondada.

Os limoeiros são árvores rústicas. Pode-se realizar o cultivo mesmo em pequenos espaços, envasados. Devem ser cultivados sob sol pleno em solo rico em nutrientes, bem drenável, profundo, calado e enriquecido com matéria orgânica, irrigado a intervalos regulares.

PLANTIO - A melhor época para plantar as mudas de limoeiro no campo é a estação das chuvas, preferindo-se as horas mais frescas do dia, com pouco sol. Com acesso a uma boa quantidade de água, a produtividade da fruteira é maior. A irrigação pode ser uma opção para os meses mais secos.
CLIMA - O limoeiro se desenvolve bem entre 23 e 32 graus, principalmente em regiões com alta umidade relativa do ar, que tornam os frutos mais suculentos.
SOLO - Escolha solos férteis e arejados, com pH entre 5,5 e 6,5. O local deve ser ensolarado e protegido de correnteza de ventos. Abra covas com 40 x 40 x 40 centímetros, com espaçamento de 7 x 5 ou de 7 x 4 metros. Para o cultivo de galego, diminua as medidas em um metro.
PODA - Apesar de não ser comum a poda em citros, faça uma limpeza nas árvores durante o inverno. Retire os ramos-ladrões e também os doentes e secos da planta. Os ramos mais finos devem ser cortados com uma tesoura; os mais grossos, com serra. Misture cobre em pó com um pouco de água e pincele no local dos cortes. Para que haja brotações no interior das plantas, apare de dez a 15 centímetros dos ponteiros.
PRODUÇÃO - O limoeiro começa a produzir depois de três anos do início do cultivo, com floração nos meses de setembro e outubro. Em quatro meses, pode ser feita a colheita, que dura 120 dias. A cada safra é possível apanhar de 80 a 100 quilos de limão por árvore. Colha os frutos manualmente e use uma tesoura para auxiliar no corte das hastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário