sábado, 3 de dezembro de 2011

A Idade do Homem


Há mais de 4,5 bilhões de anos a terra se fez presente, e 200 mil anos atrás, Homo sapiens já circulavam por aqui. Um período relativamente insignificante perante a vida total da terra, entretanto pode ser considerado o mais conturbado e dinâmico dos períodos. E olha que legal, você está bem aqui conosco!
E olha que as crianças já fizeram muito barulho neste tempinho, conseguiram sobreviver a eras glaciais, migraram para África e conquistaram o resto do mundo e lembrando que durante este período modificaram todos os ecossistemas presentes.

É grandioso ver o tamanho do impacto que esta espécie realizou neste curtíssimo espaço de tempo e mais grandioso é que dentro deste período insignificante, a força modificadora vem se intensificando cada vez mais. É grandioso, é assustador.

É estranho pensar, como vamos lidar com isto, pois para o ano de 2050, serão 9 bilhões de pessoas neste planeta, a taxa de urbanização apresenta crescimento acelerado, na qual acaba por aumentar os centros populacionais e diminuir as áreas produtivas, estamos observando um aumento da distribuição de renda em países emergentes e populosos, na qual representam mais de 30% do planeta, que acabam por formentar o processo de consumo per capita e catalizar a demanda por recursos naturais limitados, observamos também uma redução das áreas agrícolas a nível mundial na qual está condenada para expansão e observamos um aumento significativo na atmosfera de CO2. Cara, isso ta acontecendo muito rápido!

Fico pensando se o potêncial de mudança a nível do homem é do mesmo tamanho da capacidade da terra de suportar tamanhas chicotadas

Para mim, a verdade é de que nenhum cientista por mais capacitado que seja, consiga estimar com precisão a idade final de nosso planeta, pois são vários fatores que se relacionam entre si, que são difissilimos de serem calculados com uma margem de erro pequena, atualmente.  Entretanto os fatos estão sobre a mesa, e a velocidade da mudança meu amigo, nem preciso comentar. O cheiro de destruição tomou conta da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário