terça-feira, 12 de abril de 2011

Cica

  • Nome Científico: Cycas revoluta
  • Nome Popular: Cica, sagu.
  • Família: Cicadaceae
  • Divisão: Gimnospermae
  • Origem: Japão e Indonésia
  • Ciclo de Vida: Perene 
  • Crescimento: Lento

Cycas revoluta, conhecida no Brasil como sagu-de-jardim, é uma espécie de cicadófita do género CycasCycadaceae, nativa de Fujian, na China, e de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão. Esta espécie tem importância ornamental e dela é extraído amido usado na alimentação humana. É ainda usada na medicina popular.[2] 

Propagação:
Ela multiplica-se pelas sementes formadas no ápice, mas principalmente pelas brotações laterais originadas da planta mãe adulta. 

Sexo das plantas:

A planta pode ser masculina ou feminina. A planta masculina tem no centro a inflorescência, que é uma cone ovalado de 40 cm aproximadamente de cor amarela. A planta feminina desenvolve no centro uma enorme inflorescência de cor amarela a alaranjada, com lâminas recortadas cobertas por um a penugem marrom.
Cada lâmina apresentará um óvulo que se fecundado se tornará um fruto de cor vermelha quando maduro em formato de ovo. 

Plantio:

Abrir uma cova de 2 vezes o tamanho do torrão, colocar areia no fundo e misturar com a terra do fundo, acrescentar 1,5 litros de adubo orgânico curtido misturado com areia e regar em seguida.
Regar por 1 semana e meia após plantar em dias sem chuva.

Adubação:
Utilizar (N-P-K 10-10-10), sendo 1 colher de sopa por planta( aplicar em solo umido ).

Germinação:
As sementes, após colhidas, necessitam ficar armazenadas sob condições especiais (necessitam de calor acima dos vinte graus centígrados e umidade do ar ideal para o crescimento do embrião) por um período aproximado de 4 meses para um completo desenvolvimento do embrião.

As sementes de Cycas revoluta após o desenvolvimento do embrião são transferidas para um ambiente com temperaturas entre 25 e 35 graus centígrados e inseridas em substrato levemente úmido. Entre duas a três semanas iniciam a germinação.  

2 comentários:

  1. EU GOSTRIA MUITO DE TE UMA PLANTA COMO A CICA E UMA BELESA DE PLANTA AQUIR NA BAHIA JA TEM MUITAS MAS AINDA SAO NOVAS EMTAO NAO TEM MUDAS

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber porque a minha estar amarelando das partidas das pontas.

    ResponderExcluir